domingo, março 25

Animação 3D – Oxigênio


Para nossa primeira viajem ao mundo da química escolhi esta animação, eis que surge “Oxigênio” resultado do trabalho de tese de Christopher Hendryx para o departamento de Informática e Animação da Ringling College of Art + Design. belo trabalho por sinal, nessa animação nosso amigo oxigênio brinca com seu amiguinhos da tabela periódica…e faz suas ligações químicas. Muito bem bolada. O rapaz tem futuro nos resta ficar de olho na sua carreira e em suas próximas animações, de momento curtam “Oxigênio”.

terça-feira, março 6

Como surgiu a Nomenclatura IUPAC

Até o século XIX, os nomes dos compostos orgânicos eram dados arbitrariamente, apenas lembrando sua origem ou alguma de suas características. Assim, por exemplo, o H – COOH foi chamado de ácido fórmico porque era encontrado em certas formigas. 
Com o crescimento do número de compostos orgânicos, a situação foi se complicando de tal modo que os químicos, reunidos no Congresso Internacional de Genebra, em 1892, decidiram iniciar uma racionalização da nomenclatura orgânica. 
Após várias reuniões internacionais, surgiu a denominada nomenclatura IUPAC (International Union of Pure na Applied Chemistry). 
A nomenclatura IUPAC é formada por inúmeras regras, com o objetivo de dar nomes bastantes lógicos aos compostos orgânicos, de modo que: 
- cada composto tenha um nome diferente que o distinga de todos os outros; 
- dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome, e vice-versa. 
Fonte: Laifi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net