sexta-feira, dezembro 27

Curso Profissionalizante

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSPETOR DE EQUIPAMENTOS

MATRÍCULAS ABERTAS
início imediato (Previsão 18/01/2014)
vagas limitadas
aos sábados e domingos
DAS 08:00 às 17:00.

LOCAL DE INSCRIÇÕES:
EMPRESARIAL MOURA RUA RIVADÁVIA CARNAÚBA, 91,
SALA 04, PINHEIRO, MACEIÓ.
REFERÊNCIA: DEPOIS DO SHOPPING FAROL
(ver mapa)

Contato: Valéria
(82) 3032-0639


PARCELADO NO CREDICARD em até 10 x (sem juros)
5% de desconto (à vista)




terça-feira, dezembro 24

Panetone de colher

Tá legal, tá encima da hora, mas acordei tarde (8:00) e já fiz (12:00). Tá uma delícia. Fácil, rápido e delicioso.... uiui.

Panetone de colher

 
INGREDIENTES
Massa
1 lata de leite condensado
300 ml de leite (1 ¼ xícara de chá)
150 ml de óleo (1/2 xícara de chá + 1 colher de sopa)
2 ovos
1 pitada de sal
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
4 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (665 g)
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas (200 g)
1 xícara (chá) de uvas passas escuras (165 g)
raspas da casca de 1 limão
raspas da casca de 1 laranja
Calda
200 ml de água
300 g de açúcar
suco de ½ limão siciliano
MODO DE PREPARO
Massa
Coloque em no liquidificador, o leite condensado, leite, óleo, ovos, uma pitada de sal, os tabletes de fermento biológico fresco e bata bem até formar uma mistura homogênea.
Transfira a mistura para uma tigela e adicione, aos poucos, farinha de trigo misturando bem com uma colher. Acrescente as frutas cristalizadas, uvas passas escuras, raspas da casca de um limão, raspas da casca de uma laranja e misture. Deixe a massa descansar coberta por um filme plástico até dobrar de volume por cerca de uma hora.

Forre a lateral de cada xícara de chá e café com papel manteiga untado de forma com que o a folha ultrapasse a borda de cada xícara em 4 cm.

Com uma colher de sopa pegue pequenas porções da massa (feita acima) e coloque em cada xícara e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos ou até dobrar de volume.

Leve as xícaras ao forno alto a 200 °C cerca de 20 minutos até dourar.

Retire do forno, cubra com calda de limão siciliano e deixe esfriar. Sirva em seguida.

Calda 
Em uma panela leve ao fogo médio 200 ml de água, açúcar e suco de limão siciliano mexendo sempre até formar uma calda em ponto de fio, aproximadamente 10 minutos. Deixe esfriar e pincele a cobertura dos panetones.
RENDIMENTO
12 porções
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira

Diferença entre fermentos biológico (fresco e seco) e fermento quimico

Fermento químico X fermento biológico

O fermento é um ingrediente muito utilizado na cozinha. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável. Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos. Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia. A diferença entre os fermentos químico e biológico está em sua composição: o químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3); e o biológico apresenta um fungo do tipo levedura.
No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume. Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage.
Já o fermento biológico, para reagir, precisa de glicose, que alimenta a levedura: o fungo ingere a glicose, e seu metabolismo a transforma em gás carbônico e álcool, que, com o calor, expande a massa. Porque o fermento biológico é formado por um organismo vivo, as condições de produção da massa devem ser mais controladas: a temperatura, por exemplo, precisa estar entre de 30 a 50°C — é por isso que deixamos a massa feita com fermento biológico crescer antes de ser assada, enquanto a que é produzida com fermento químico deve ir logo ao forno.

Fermentos Químicos
Os fermentos químicos destinam-se a ser empregados no preparo de pães especiais, broas, biscoitos, bolachas e produtos afins de confeitaria.
Fermento químico é o produto formado de substância ou mistura de substâncias químicas que, pela influência do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a porosidade. É composto de Ácidos, Bicarbonatos, Carbonatos, Dihidrogenos, etc. além de substâncias próprias para uso alimentar, tais como: açúcares, farinhas, amidos, féculas, enzimas , etc.
No rótulo consta a seguinte recomendação: "Conserve ao abrigo da umidade" ou "Conserve em ambiente seco", ou expressões equivalentes, por isso não coloque na Geladeira.

O que é fermento biológico?
Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae.
Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas.

Qual a diferença entre fermento químico e fermento biológico?
O Fermento Químico (em pó) é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.
Já o Fermento Biológico (tabletinho) promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento. A levedura ingere os nutrientes da massa e, como consequência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães. Por este motivo é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno.

INFORMAÇÕES SOBRE FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO E SECO.


Sempre me perguntam. Qual a diferença entre o fermento biológico fresco e fermento seco instantâneo?
Primeiramente gostaríamos de deixar claro que ambos os fermentos são da mesma família de micro organismos unicelulares. Assim como meu nome é Marcio Lopes, o destes indivíduos é Sacharomises Cerevisiae. Gostaram do nome bem simpático.
Ambos necessitam de três elementos indispensáveis para sua boa sobrevivência e bom resultado de fermentação.

São estes os três elementos:
- Açúcares;
- Temperatura: de 23 à 28 °C na massa depois de pronta;
- Umidade: massas mais moles (úmidas) desenvolvem ou cressem melhor e mais rápido que as Outras.

A única diferença mais significativa entre um fermento e outro, esta no conteúdo de água de um e de outro. Vejamos conteúdo de água: o fermento biológico fresco contém de 72 a 75% enquanto o fermento biológico seco e instantâneo contém de 1 a 4%.
Podemos dizer que o “Sacharomisie Cerevisiae” fresco foi acondicionado (guardado) pelo fabricante em água e amido para sustentá-la e formar massa, para ser embalado e transportado até as padarias onde deverão ser armazenado sob refrigeração para sua conservação. Caso contrário imagine o entregador de fermento chegando a seu estabelecimento e entregando-lhe aproximadamente 5.000.000.000 de micro organismos para você utilizar em 50 quilos de farinha.

E como calcular ou contar estes Sacharomicies, a medida que são necessários 1.500 para cada grama de farinha, uma vez que este numero tão grande de população cabe em nossa unha mínima!!!
Também pôr esta razão surgiu à necessidade de “guardá-los” em um volume maior para facilitar seu manuseio e cálculo sobre a farinha a ser utilizada.
Pelo fato do fermento seco conter menos água e estar embalado a vácuo, (embalagem sem ar ou oxigênio) dispensa a utilização do frio para sua conservação quando ainda na embalagem fechada. É bom ressaltar que o fermento seco não só contem menos água, mas também amido. Outro lembrete, o fermento seco pode ser instantâneo ou não.

Quando não instantâneo, isto quer dizer que embora seco e com menos água e amido, ele necessita ser reativado antes de ser utilizado nas massas em geral. Mas isto é um capitulo a parte já que o uso do fermento apenas seco, esta em desuso pela sua falta de praticidade.

Quem está acostumado a utilizar o fermento fresco, deverá fazer algumas continhas e tomar alguns cuidados adicionais para ter o mesmo sucesso anterior ao fazer uso deste outro.

Vejamos quais são estas continhas e quais são estes pequenos cuidados.

Conversão: chamamos de conversão o calculo que devemos que fazer para substituir com precisão uma quantidade de fermento fresco pôr fermento instantâneo para obter a mesma qualidade de fermentação daquele.
Exemplo: 100 g de fermento seco instantâneo equivale à 300 g de fermento fresco ou 300 g de fermento fresco pode ser substituído pôr 100 g de fermento seco instantâneo.
Para simplificar, você divide a quantidade de fermento fresco a ser utilizado em sua receita pôr 3 e usa uma parte do instantâneo assim: 180 g de fermento biológico fresco, dividido pôr 3 são iguais a 60 g do fermento seco instantâneo.

Cuidados: nunca misture o fermento seco instantâneo com água gelada antes de a massa estar em formação, misturar sempre o fermento seco instantâneo com a farinha antes de jogar a água gelada em qualquer tipo de amassadeira. Ou na mão mesmo.
Estas regras valem para tanto para amassadeiras rápidas de uma só velocidade como para as semi-rápidas de duas velocidades ou lentas.

Nota importante: alguns fabricantes de fermento seco instantâneo recomendam adicioná-lo na massa em formação, mas tenho obtido ótimos resultados adicionando-o na farinha, principalmente em amassadeiras rápidas.

Experimente e entre na modernidade!!!


domingo, dezembro 8

Você fuma?

Se você respondeu sim, saiba que isso não é legal!

Porque você fuma meu bom rapaz??
Fuma pra "tirar onda"?
Então fique sabendo que você não está abalando as estruturas só porque está com um cigarrinho na boca!

Citar:
"Pesquisa nacional mostra que 92% das mulheres não fumantes não se relacionam com homens que fumam."

Você fuma porque é viciado ?
Então chegou a hora de parar né meu caro ?
Procura um médico!

Tá certo, não sou seu pai nem sua mãe para ficar te dando conselhos, mas faço questão de abrir seu olho quanto ao cigarro!

Componentes do cigarro
Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol na sua rota de conversão a ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável.
Ácido cianídrico - Cianeto hidrogenado extremamente venenoso devido à habilidade do íon em se combinar com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Mata por sufocamento.
Acroleína - Composto que possui odor e sabor amargo obtido pela desidratação da glicerina por bactérias.
Alcatrão - Resíduo tóxico cancerígeno que colabora com o vício do mesmo e obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Composto químico usado em produtos de limpeza.
Arsênico - Composto extremamente tóxico, veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo.
Butano - Gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Composto que causa lesão hepática grave.
Fenol - Ácido carbólico corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins.
Formol - Formaldeído, componente de fluído conservante, que causa irritação dos olhos, nariz, garganta e pele, mutagênico e carcinogênico suspeito.
Mercúrio - Causa dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência.
Metais pesados - Chumbo e cádmio. Causam a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de dispnéia, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade por formar com a hemoglobina do sangue um composto mais estável do que ela e o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - Alcalóide usado como herbicida e inseticida com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco. Provoca cancro nos pulmões devido à metilização.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto aromático cancerígeno.
Polônio - Elemento altamente radioativo e tóxico e o seu manuseio requer a utilização de equipamento especial usado com procedimentos restritivos.


Nada legal heim ??

domingo, dezembro 1

Blues

Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental1. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.
Muitos desenhos animados trazem essa forma de música para animar seus quadros, experimentem:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net