Óleos Essenciais


Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas, constituindo matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Essas substâncias orgânicas,puras e extremamente potentes são consideradas a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas (wikipedia).

Em cosméticos, encontramos normalmente um percentual de óleo essencial entre 3% e 5%. Entretanto, devido à sua enorme concentração, essa pequena quantidade é suficiente para se obter os mais diversos benefícios, que vão da redução de rugas até o combate ao stress.
Esses óleos são procedentes de diversos cantos do mundo e quando são utilizados como matéria prima na industria de cosméticos tornam o produto único, com qualidade superior, diferente de grande maioria das essências e cremes comercializadas no mercado – que, ao contrário dos Óleos Essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório – possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.


Alecrim

ROSMANINHO é outro nome pelo qual este óleo é conhecido (ROSEMARY em inglês). É conhecido também por "Óleo da Lembrança" porque ajuda a encontrar respostas e a trazer a informação e a compreensão de vidas passadas, iluminando os múltiplos papéis da vida atual.
USO FÍSICO EM GERAL: Varizes (não esfregar diretamente nas veias varicoses, mas sim, nas zonas adjacentes). Diminui as dores de cabeça associadas a distúrbios gástricos. Alivia as dores musculares (pode obter resultados mais eficazes no uso conjunto com o óleo de Manjerona). Pode ajudar a descongestionar o fígado, amenizando a hepatite e a cirrose. Leva alívio em casos de icterícia e cálculos biliares. Pode ter um efeito positivo na anemia, a aliviar os sintomas da retenção de líquidos, da menstruação insuficiente e das câimbras.
USO ESPIRITUAL: No Antigo Egito era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para proteção contra magias negras e para proteger os espaços da energia da inveja, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).
CUIDADOS: Evitar usar em tratamentos homeopáticos. Evitar também durante a gravidez caso haja propensão para a epilepsia ou tensão alta.
PROCURE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ANTES DE UTILIZAR ESTE PRODUTO!


Alfazema

Nome científico: Lavandula angustifolia
Nomes populares: Alfazema, Lavanda, Lavandula, Nardo.
Descrição: A lavanda é um subarbusto de base lenhosa que mede entre 20 a 60 cm de altura. As folhas são simples, opostas, de cor verde acinzentada, estreitas e alongadas. As flores de alfazema são de cor azul ou violeta, pequenas e dispostas numa espiga terminal de 5 a 15 cm que florescem de Junho a Setembro. O caule é verde, muito ramificado e lenhoso.
Solos: Os solos para cultivo de alfazema devem ser bem drenados, ligeiros, arenosos, cálcarios ou neutros e que não sequem demasiado. Temperatura: A lavanda tem grande resistência ao frio, e ao calor. É aconselhável proteger o pé da planta no Inverno com turfa ou terra.
Propriedades: A lavanda é sedativa e equilibradora, digestiva, anti-reumática e anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsâmica e insecticida.
Uso caseiro: Fazer com a flor de lavanda saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. A infusão das flores de alfazema aplicada no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do cheiro de lavanda, poutpourris com lavandula afastam os insetos.
Uso culinário: As folhas, inflorescências e ramos de alfazema são usados para dar sabor às saladas e pratos guisados, por um lado, e a doces de frutas e gelatinas, por outro, bem como para a preparação de azeite e vinagre de alfazema. Com as folhas de alfazema, preparam-se também algumas infusões e dá-se sabor a alguns tipos de chá.
Aromaterapia: O óleo essencial de lavanda é usado para cortes, queimaduras, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça, insónia, problemas inflamatórios, artrite, pelas propriedades bactericidas e anti-viróticas. Também é eficaz para restaurar a circulação sanguínea dos pés. O banho perfumado com óleo essencial de alfazema é excelente tratamento contra a insónia.
Cosmética: A alfazema é usada fundamentalmente para a composição de águas de colónia, perfumes e outros produtos de drogaria. O óleo essencial de alfazema é usado para dar cheiro a cremes, sabonetes e para escovar os cabelos porque é considerado um estimulante do seu crescimento, misturado com óleo de rosmaninho e manjericão. Utilizadas em saquinhos, as suas flores são muito apropriadas como máscaras para o rosto. A água de alfazema reduz a atividade das glândulas sebáceas e elimina a gordura do cabelo.
PROCURE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ANTES DE UTILIZAR ESTE PRODUTO!


Anis Estrelado

Descrição: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.
Confusão de nomes: Existe uma grande confusão com o nome "anis". No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo "anis" ou "anis-verde" é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de "erva-doce". O anis-estrelado não é muito empregado no Brasil, provavelmente devido ao preço um tanto quanto salgado. Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa.
Propriedades: É muito parecida com as ações da “erva-doce”, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. É muito comum o chá para cólicas intestinais em recém-nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.
Outros usos: Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcóolicas. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grande de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria. O nome Illicium vem do radical latino illicere, que quer dizer “atrair e seduzir”, daí vem o termo em português aliciar. O nome foi dado devido ao aroma forte e agradável que exala, realmente seduzindo as pessoas
Indicações: Eliminação de gases estomacais e intestinais, cólicas intestinais em recém-nascidos. Digestivo, carminativo,anti-espasmódico.
PROCURE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ANTES DE UTILIZAR ESTE PRODUTO!


Canela


NOME CIENTÍFICO: Cinnamomum cássia
PROPRIEDADES: Anestésico, antiodontálgico, anti-séptico, antiespasmódico, afrodisíaco, adstringente, estimulante do coração, carminativo, emenagogo, escarótido, hemostático, inseticida, parasiticida, estimulante, tônico estomacal e vermífugo.
MENTE: É excelente para estados de esgotamento e sensações de fragilidade e depressão.
CORPO: É um anti-séptico muito forte e tem efeito tônico no aparelho respiratório, alivia os resfriados através de sua ação estimulante, elevando levemente a temperatura do corpo, indicado para gripes. Ameniza problemas respiratórios e ajuda a recuperar os sentidos em casos de desmaio. É considerado um excelente medicamento para conter infecções causadas por vírus e doenças contagiosas. Parece estimular os fluidos corporais, pois ativa a produção de lágrimas, saliva e muco.
É um aliviador de infecções intestinais. Ameniza espasmos de aparelho digestivo, astenia (perda do vigor), dispepsia, colite, flatulência, diarréia, náusea e vômito. Estimula a secreção de sucos gástricos. Antigamente era usado para tratar doenças graves como cólera e a febre tifóide.
Ótimo estimulante do sistema glandular, muito usado para aliviar cólicas menstruais e regular a menstruação escassa e a leucorréia. Suas propriedades afrodisíacas são consideradas bastante eficazes em casos de impotência.
Tem efeito tônico sobre todo organismo, especialmente no sistema circulatório. Também pode aliviar espasmos musculares e reumatismo articular.
PELE: Tem um efeito adstringente suave sobre a pele, enrijecendo tecidos flácidos, e parece ser eficaz na eliminação de verrugas.
PROCURE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ANTES DE UTILIZAR ESTE PRODUTO!












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CódigoFonte.net